Intercâmbio Cultural abre inscrições para cadastramento

Intercâmbio Cultural abre inscrições para cadastramento
Alto Araguaia, MT – A audiência pública na noite desta quinta-feira (23) na Câmara de Vereadores no município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) praticamente encaminhou com a implantação do SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Agora, para que o projeto seja consolidado, de fato, é imprescindível apoio do comércio local quanto ao cumprimento do programa “Jovem Aprendiz”, que obriga empreendimentos de médio e grande porte, a contratar como aprendizes entre 5% e 15% do total de trabalhadores e matriculá-los no SENAC. [caption id="attachment_25840" align="alignright" width="319"]DSC_2850 Audiência durou quase duas horas. Inscrições para o programa já podem ser feitas. Expectativa é de primeira para turma março[/caption] As inscrições para a primeira turma já foram oficialmente lançadas ainda durante o encontro e estendem-se até dia 14 de março. A previsão é que as aulas iniciem-se no dia 25 do mesmo mês. Para a primeira turma é necessário um contingente de 25 alunos. Diversas autoridades locais participaram do encontro, entre elas o secretário de administração Romildo José Oliveira, representando o prefeito Maia Neto (PR); secretária de educação Abilene Antônia Bastos de Queiróz; presidente de Câmara de Vereadores Wanderalques de Castro, o Wando (PR); vereadores Guilhermino Berigo, o Finega, Nelcy Pio Peron, Evanilson Fagundes (ambos do PT); ex-vereadora Maria Luiza; procurador do trabalho da 23ª região André Vinicius Melatti e a gerente do SENAC de Rondonópolis, Edmara Souza, bem como o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alto Araguaia (CMDCA), Maximilian José Beijo Gonsalez. O encontro em Alto Araguaia teve por objetivo levar informações aos empresários locais sobre os mecanismos para implantação do SENAC no município. “O Ministério Público do Trabalho [MPT] tem uma questão muito forte com a aprendizagem. Iniciamos esse trabalho em Alto Araguaia. O SENAC tem uma proposta de iniciar uma turma, mas para isso é imprescindível que empresas e comércios contratem entre 5% e 15% de aprendizes do total de trabalhadores do seu quatro”, disse o procurador do trabalho André Vinicius Melatti. “É importante trazer o aprendiz para dentro da empresa, só então o SENAC será uma grande realidade no município”, completou a gerente do SENAC de Rondonópolis, Edmara Souza. O vereador Evanilson Fagundes (PT) foi quem articulou a reunião em Alto Araguaia. Segundo o edil, mais informações sobre o SENAC podem ser obtidas em seu gabinete na Câmara de Vereadores. “Basta nos procurar que vamos passar as orientações. É muito importante levar capacitação por meio de cursos de qualificação. O SENAC tem essa proposta e estamos otimistas que Alto Araguaia será contemplado com essa unidade beneficiando nossos jovens, mas acima de tudo necessitamos do apoio do comércio local”, destacou. Representando o prefeito Maia Neto, o secretário de administração Romildo José Oliveira ressaltou que o que estiver ao alcance e dentro da legalidade será feito pela prefeitura para que o município, assim como o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – seja beneficiado com o SENAC que abarca ações voltadas à qualificação profissional ao comércio. “Qualificar o jovem é investir no futuro. Nossa administração é parceira e dentro da legalidade empreenderá os esforços para que o SENAC beneficie os jovens em Alto Araguaia e possibilite às pessoas a construção de uma carreira sólida”, apontou.